Pages

30 setembro, 2008

Respostas das 3 perguntas dadas em sala

1. Metadados podem ser definidos como dados sobre dados, mas esta frase não dá um sentido muito concreto. O certo é afirmar que metadados fazem uma contextualização sobre uma informação ou um dado propriamente dito.
Um exemplo prático é uma planilha eletrônica contendo como primeira linha um título que determina o que será informada naquela coluna.

Os metadados são usados para classificação de informações em um sistema XML, por exemplo. Existem diversas variações sobre os métodos de gestão em aplicações para internet e também para publicações. Há aplicações de metadados de linguagem técnica que são utilizados especificamente em ambientes técnicos, metadados de estrutura, que tratam das informações de outros dados estruturados, metadados que não são estruturados, que estão em sistemas que utilizam planilhas e textos especiais, como documentos.


2. As vantagens das planilhas que são empregadas na organização de estruturas de conteúdo editorial são que conseguem obter êxito na organização de muitas e detalhadas informações que requerem uma hierarquia para serem levadas ao público posteriormente, por exemplo.

Já os mapas conceituais têm papel importante quando o sistema de organização das informações precisa descrever com detalhes cada fase de um projeto, oferecendo links para consulta em cada tópico ou “balão” com a idéia a ser trabalhada.

A desvantagem para os dois esquemas é que necessitam de constantes conversas quando o trabalho é realizado em grupo, para cada um compreender em todos os seus detalhes, as etapas a serem cumpridas.


3. Uma participação proveitosa. Assim defino o aprendizado que tive sobre a disciplina até aqui neste bimestre. Gosto de ler e redigir textos também. Algumas técnicas sobre como trabalham redações de jornais e revistas poderiam ser abordados, mas a expectativa é que assuntos deste gênero podem vir ainda este ano. Também fico no aguardo das aulas que abordarão sobre alguns tópicos que descrevem técnicas de escrita para a web com mais detalhes, do livro Webwriting, de Bruno Rodrigues.

Um comentário:

Unknown disse...

Ótimas respostas, Gustavo. Os textos e exercícios também estão muito bons. Parabéns.