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06 outubro, 2008

4 Exercícios de texto sobre: Franquias no Brasil

1.Texto de 500 caracteres para home page com título em 2 linhas de 25 caracteres;

2.Texto de 1500 caracteres para página de internet com título de 30 caracteres e subtítulo de 70 caracteres;

3.Texto de 100 caracteres para tela de telefone celular, com título de 15 caracteres;

4.Texto para ser lido em 60 segundos por apresentador de telejornal.




1. Em buscas de novos mercados, investidores não encontram vantagens nos dias de hoje para efetuar a gestão de franquias a distância.


Especialistas informam sobre as técnicas de franquia nos melhores e mais proveitosos mercados do país em conceitos de gestão gerados por palestras empresariais.
Investidores que já passaram pela experiência de comandar um negócio a distância relatam que é fundamental visitar a cidade onde está o espaço físico da franquia, atentar para o item consumo: os centros comerciais de maior circulação e agências de banco podem ser fortes pontos estratégicos, pesquisar sobre dados e informações pertinentes ao perfil do público e promover a viabilidade comparando dados sobre as franqueadoras e os pontos nos quais estão instalados seus espaços físicos.



2. Administrar a distância exige atenção

Estudo realizado por consultoria mostra quais mercados estão em alta para investir em franquias


Com a ajuda da tecnologia de vigilância remota utilizando câmeras para acompanhar os funcionários e o processo de trabalho no espaço franqueado, alguns experts em marketing recomendam uma participação mais efetiva no negócio como a presença física do responsável pelo empreendimento e utilizar técnicas de conceitos de gestão com palestras motivacionais.
Um exemplo típico de que o acompanhamento de perto é fundamental se resume no caso da empresa Ortodontic Center da cidade de Presidente Prudente, interior paulista. Os administradores são de Curitiba e de Londrina e cada um fica na franquia pelo período de uma semana, alternando o comando presencial.
Grandes investidores alertam que é importante estudar o local antes de começar a planejar as finanças para movimentar a franquia. Além disso, estudar a concorrência e seus processos é interessante para poder visualizar sistemas de desenvolvimento franqueado no país inteiro.
O ideal, conforme analisam alguns empreendedores que já estão na área, é inserir na franquia uma pessoa de sua confiança e que tenha noção de mercado para gerenciar o negócio, investir em monitoramento on-line, adaptar um sistema remoto, mas que permita ao empresário checar todos os detalhes sobre as transações efetuadas, além do processo de entrada e saída de estoque e , por fim, procurar sempre entrar em contato via telefone com os colaboradores que estão no espaço franqueado, com o objetivo de provocar a sensação de participação cooperativa, não deixando-os “desconectados” sobre os acontecimentos da empresa.



3. Franquias de perto

Monitoramento on-line e acompanhamento da franqueada é primordial para obter uma boa posição no mercado.



4. Empreendedores com experiência em franquias dão dicas sobre o acompanhamento ideal e “mais de perto” do negócio no mercado brasileiro: As visitas nos locais franqueados com freqüência, checar informações sobre o consumo em centros comerciais de potência, efetuar uma pesquisa detalhada sobre índices de mercado nacional e ter em mente o estudo da viabilidade, ou seja, comparar dados da franquia com detalhes já coletados sobre o local.

Outros empresários que possuem franquias também citam a colocação de um responsável de confiança no local franqueado e que tenha conhecimento sobre o negócio em questão como item importante para se obter êxito. Além de não deixar de investir em sistemas de monitoramento remoto via câmeras ligadas on-line, adequar um sistema para o acompanhamento das movimentações de estoque e marcar presença no local ou entrar em contato com os funcionários via telefone diariamente.

Referências para os textos: Jornal Folha de São Paulo

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