Pages

29 março, 2008

Sobre a Pena de Morte...

Não há como negar que no nosso país ainda exista a incerteza de que a pena de morte irá solucionar em grande porcentagem a criminalidade atual, entretanto o pensamento da sociedade se revela na idéia única de que um marginal passará a pensar antes de cometer um crime ou delito, pois a pena, dependendo do caso, pode não ser simplesmente ficar detido em alguma cadeia brasileira.
As autoridades também passariam a ter maior importância no sentido de julgar um indivíduo a ser condenado a morte. Independente do caso. O que for sentenciado será muito observado, comentado e terá conseqüências diferentes das atuais e simples penas em regime fechado. Juízes, promotores, advogados e profissionais envolvidos terão um volume de trabalho provavelmente maior e serão mais visados.
Analisando mais profundamente, conclui-se que existem prós e contras à Pena de morte no Brasil. Por lei, somente é permitida a execução quando há traição militar em guerra declarada com outro país. Entretanto, ao estudarmos o caso da China e dos E.U.A. enxerga-se através de estatísticas que, na China a violência aumentou e os americanos também não tiveram sucesso ao tentar reduzir os crimes, pois grande parte dos criminosos não dá muita importância para a conseqüência de seus atos e há casos em que não têm absolutamente nada a perder cometendo qualquer infração.
O caso é que o sistema brasileiro teria de buscar uma ótima justificativa para deixar claro que a eliminação de criminosos julgados e condenados traria segurança, redução significativa de delinqüência entre a sociedade e uma diminuição de alguns medos que a nação atualmente sofre.
Por outro lado existe a real proposição de que, se caso for aprovada uma lei a favor da pena de morte para crimes hediondos, exista no início uma possível sensação de medo de um assassino, por exemplo, ao pensar em cometer o ato de tirar ou tentar tirar a vida de um cidadão.
Daí pode vir a surgir também a reviravolta no mundo do tráfico. Se a pena de morte fosse aplicada a traficantes começa-se a se fazer a pergunta: - o que aconteceria com os grandes e famosos como Fernandinho Beira Mar? Em um momento que se procura constantemente reduzir gastos, principalmente no que é de respeito público, começariam especulações sobre mais investimentos para os métodos para efetuar a pena de morte. Ainda mais em um país onde nunca houve legislação semelhante.

Nenhum comentário: