Pages

14 março, 2008

Narrativa do Poema Matita Perê

Trata-se de um conto sobre um sonho de liberdade. O lugar da história se passa nos campos brasileiros de senzala, em uma época antiga, de escravidão, sofrimento coletivo e constante desejo de liberdade dos escravos.
Era o grande desejo de João, personagem do poema que, como qualquer outro prisioneiro dos senhores de engenho na época, tinha a aspiração de sair da escravidão, viver num mundo novo, realizar o grande sonho.
Ele planejou fugir em uma madrugada. Estava não muito consciente dos riscos e perigos que ia enfrentar.
A sua tentativa de fuga para uma nova vida ia bem, caminhando pelos grandes campos de fazendas sem fim, até o escravo receber um alerta de que um "capitão do mato", de nome não definido, estava cavalgando à sua captura.
Com o medo de ser pego, o capataz o fez mudar seu caminho e assim passar a viver os perigos da natureza.
Como conseqüência dessa mudança de rumo, João traçou vários caminhos, sem nada a perder, pois já tinha uma idade não muito favorável para lutar contra os desafios da natureza, passando dias e noites só, se transformando em vítima da solidão e de sua própria ânsia de liberdade.
E com o passar dos dias em sua vida, mesmo estando longe da senzala, João acabou morrendo no meio do mato, mas sozinho, sem deixar alguém o pegar ou o punir, nem mesmo conseguindo desfrutar o grande sonho de viver livre.

Nenhum comentário: